Páginas

sexta-feira, setembro 18, 2009

Figueira da Foz: Lagoa da Salgueira secou pela segunda vez em quatro anos

16.09.2009Lusa
A lagoa da Salgueira, na freguesia do Bom Sucesso (Figueira da Foz), secou pela segunda vez em quatro anos devido ao calor, resultando na morte de um número indeterminado de peixes, informou a GNR.
"Quando há muito calor a lagoa seca e os peixes morrem", disse o comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR, Tenente Oliveira. O alerta para a situação na lagoa da Salgueira foi dado por um particular para a linha SOS Ambiente e Território, tendo o caso sido acompanhado por elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA/GNR). A lagoa, no limite dos concelhos da Figueira da Foz e Cantanhede e zona de Rede Natura 2000, tem hoje cerca de cinco hectares, sensivelmente metade do tamanho que tinha há 50 anos."Não existiu qualquer foco de poluição", disse o Tenente Oliveira, assegurando que um veterinário foi chamado ao local e procedeu à remoção dos peixes mortos. Na sua edição de hoje, o “Diário de Coimbra” frisa que o número de peixes mortos ascende aos milhares e que a população da freguesia teme que a lagoa da Salgueira desapareça. Segundo o jornal, a situação deve-se à falta de limpeza e entupimento das valas que, em tempo de chuva, abastecem a lagoa. Vários moradores ouvidos pelo jornal criticam a inércia dos organismos públicos ligados ao Ambiente e manifestam-se dispostos a avançar para a limpeza da lagoa, "mesmo sabendo que é contra a lei". Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Duarte Silva, disse que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) "nunca fez nem deixou fazer" uma intervenção para salvaguardar as lagoas. Segundo Duarte Silva, a falta de intervenção na limpeza das lagoas do concelho, actualmente sobre alçada da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC), é "incompreensível". A agência Lusa pediu à ARHC um comentário à situação na Lagoa da Salgueira mas aquele organismo remeteu uma resposta para os próximos dias.

The Global Climate Week

As Nações Unidas declararam a semana que começa a 21 de Setembro a Semana Climática Global (The Global Climate Week), para coincidir com a cimeira de alto nível sobre alterações climáticas a 22 de Setembro, em Nova Iorque.
Esta semana será marcada por várias actividades em mais de cem cidades do mundo para pressionar os líderes mundiais para trabalharem para um acordo de sucesso na conferência de Copenhaga, em Dezembro.

Lisboa inaugura novo percurso pedonal em zonas actualmente não acessíveis ao público

16.09.2009Lusa
A apresentação do projecto de ligação entre a Calçada do Combro e a Rua da Academia das Ciências/Palácio do Marquês de Pombal, em Lisboa, marca amanhã o Dia da Mobilidade Suave, que integra a Semana Europeia da Mobilidade. Este será um novo percurso pedonal na cidade, interligando, através de zonas actualmente não acessíveis ao público.
O percurso será feito a partir de uma passagem lateral à Igreja de Santa Catarina, com entrada pelo Pátio dos Tanoeiros, ligando o campo polidesportivo da junta de Freguesia de Santa Catarina, o logradouro do Ministério do Ambiente, o jardim da Casa Marquês de Pombal e a Escola Superior de Dança, onde será criada uma nova passagem, e terminando na rua da Academia das Ciências. A iniciativa vai ligar duas intervenções de reabilitação e renovação urbana que abarcam o logradouro do Ministério do Ambiente e o jardim da Casa do Marquês de Pombal. Antes da apresentação deste novo percurso, será entregue hoje, o primeiro dia das iniciativas agendadas pela autarquia para a Semana da Mobilidade, o prémio nacional "Mobilidade em Bicicleta", atribuído este ano às Câmaras de Lisboa e Murtosa na categoria de Autarquias. À semelhança de anos anteriores, Lisboa volta a inserir no programa da Semana Europeia da Mobilidade uma Zona Sem Trânsito Automóvel, desta feita um troço da Rua Coelho da Rocha, que ficará sem carros entre as 15h00 de quarta e as 01h00 de amanhã. Inseridas num programa próprio a desenvolver pela Casa Fernando Pessoa, a rua será palco de diversas actividades de exterior e animação, com a fachada e as paredes do edifício da Casa onde viveu Fernando Pessoa transformadas no ecrã de inúmeras versões de uma só ode de Ricardo Reis. Para sábado, dia 19, está agendada a divulgação da nova rede de abastecimento de veículos eléctricos, que faz parte da estratégia energético-ambiental para Lisboa. Durante a Semana da Mobilidade de 2008 foram instalados os primeiros seis postos de carregamento para veículos eléctricos, em regime experimental, que abriram recentemente ao público: Marquês de Pombal, Rua dos Sapateiros, Mosteiro dos Jerónimos, Rua António Maria Cardoso, (frente ao Teatro S. Luiz), Estrela e Praça de Londres. Um concerto do grupo UHF na Rua do Carmo (sábado), um passeio de bicicleta (domingo) e o lançamento do concurso para 50 táxis adaptados a pessoas com mobilidade reduzida (segunda-feira, dia 21) são outras das iniciativas previstas. A Semana da Mobilidade, que termina dia 22, altura em que será apresentada a visão estratégica da Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) para o futuro, com o projecto do Mercado do Chão de Loureiro, que será transformado num silo automóvel.

Área da placa de gelo do Árctico alcançou o terceiro mínimo de sempre e já começou a recuperar


18.09.2009PÚBLICO
No último sábado a placa de gelo do Árctico encolheu até ao seu máximo, alcançando o terceiro mínimo de sempre desde que se regista este fenómeno. O manto branco cobriu 5,10 milhões de quilómetros quadrados de oceano, metade da área da Europa. O mínimo ocorreu em 2007, por esta altura o gelo só cobria uma área mínima recorde de 4,1 milhões de quilómetros quadrados.
Mesmo assim, os cientistas alertam que a área que o gelo que cobriu o oceano foi 24 por cento menor do que a média entre 1979 e 2000. “Tivemos condições de nebulosidade e zonas de baixas pressões no final do Verão o que provavelmente ajudou que as temperaturas mantivessem-se mais baixas”, disse à BBC News Walt Meier, cientista do Centro de Informação da Neve e do Gelo (NSIDC, sigla em inglês) dos Estados Unidos. A análise foi compilada pelo NSIDC. Meier explicou que vai ser necessária mais investigação, mas adianta que este ano “não foi certamente tão quente como foi o de 2007, que foi mais quente na ordem de dois ou três graus em média, em muitos lugares”.“Se se vai de um grau abaixo de zero para dois graus acima da temperatura de congelação, é um ambiente completamente diferente na região polar”, disse Meier, acrescentando que a mesma variação num clima tropical passa quase despercebida.No ano passado a massa de gelo não derreteu tanto como em 2007, mas houve mais do que este ano. O que mantém os cientistas preocupados é que a maioria do gelo é muito recente e pode derreter muito mais facilmente.“Se acontecer mais um quente como foi o de 2007, então o gelo vai mesmo desaparecer”, disse Meier. “E as hipóteses são que a dado ponto, vamos ter um ano assim

Maior parque eólico marinho


Maior parque eólico marinho do mundo inaugurado na Dinamarca


Foi ontem inaugurado o maior parque eólico marinho do mundo. Situa-se no Mar do Norte, a 30 quilómetros da costa oeste da Jutlândia, Dinamarca. De seu nome Horns Rev 2 e vem aumentar o Horns Rev que já estava em funcionamento desde 2002. O parque é composto por 91 aerogeradores com uma capacidade de produção de 209 megawatts, que poderão fornecer energia eléctrica equivalente ao consumo anual de 200 mil lares. A Dinamarca é pioneira na exploração em grande escala de energia eólica, sendo que 20 por cento do seu consumo eléctrico provém desta fonte renovável. O parque tem uma plataforma em alto mar com alojamentos para os trabalhadores, tal como acontece nas plataformas petrolíferas.
Dinamarca dispõe de mais seis parques eólicos marinhos e já está a planear triplicar a sua capacidade nos próximos quatro anos com a construção de mais três parques ainda maiores do que este. A Dong Energy, companhia energética estatal que explora o parque quer igualmente triplicar a sua capacidade de produção de energias renováveis até 2020.Nos próximos meses, vai inaugurar cinco novos parques, dois deles em colaboração com a Siemens, na Grã-Bretanha.