16.09.2009Lusa
A lagoa da Salgueira, na freguesia do Bom Sucesso (Figueira da Foz), secou pela segunda vez em quatro anos devido ao calor, resultando na morte de um número indeterminado de peixes, informou a GNR.
"Quando há muito calor a lagoa seca e os peixes morrem", disse o comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR, Tenente Oliveira. O alerta para a situação na lagoa da Salgueira foi dado por um particular para a linha SOS Ambiente e Território, tendo o caso sido acompanhado por elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA/GNR). A lagoa, no limite dos concelhos da Figueira da Foz e Cantanhede e zona de Rede Natura 2000, tem hoje cerca de cinco hectares, sensivelmente metade do tamanho que tinha há 50 anos."Não existiu qualquer foco de poluição", disse o Tenente Oliveira, assegurando que um veterinário foi chamado ao local e procedeu à remoção dos peixes mortos. Na sua edição de hoje, o “Diário de Coimbra” frisa que o número de peixes mortos ascende aos milhares e que a população da freguesia teme que a lagoa da Salgueira desapareça. Segundo o jornal, a situação deve-se à falta de limpeza e entupimento das valas que, em tempo de chuva, abastecem a lagoa. Vários moradores ouvidos pelo jornal criticam a inércia dos organismos públicos ligados ao Ambiente e manifestam-se dispostos a avançar para a limpeza da lagoa, "mesmo sabendo que é contra a lei". Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Duarte Silva, disse que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) "nunca fez nem deixou fazer" uma intervenção para salvaguardar as lagoas. Segundo Duarte Silva, a falta de intervenção na limpeza das lagoas do concelho, actualmente sobre alçada da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC), é "incompreensível". A agência Lusa pediu à ARHC um comentário à situação na Lagoa da Salgueira mas aquele organismo remeteu uma resposta para os próximos dias.
A lagoa da Salgueira, na freguesia do Bom Sucesso (Figueira da Foz), secou pela segunda vez em quatro anos devido ao calor, resultando na morte de um número indeterminado de peixes, informou a GNR.
"Quando há muito calor a lagoa seca e os peixes morrem", disse o comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR, Tenente Oliveira. O alerta para a situação na lagoa da Salgueira foi dado por um particular para a linha SOS Ambiente e Território, tendo o caso sido acompanhado por elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA/GNR). A lagoa, no limite dos concelhos da Figueira da Foz e Cantanhede e zona de Rede Natura 2000, tem hoje cerca de cinco hectares, sensivelmente metade do tamanho que tinha há 50 anos."Não existiu qualquer foco de poluição", disse o Tenente Oliveira, assegurando que um veterinário foi chamado ao local e procedeu à remoção dos peixes mortos. Na sua edição de hoje, o “Diário de Coimbra” frisa que o número de peixes mortos ascende aos milhares e que a população da freguesia teme que a lagoa da Salgueira desapareça. Segundo o jornal, a situação deve-se à falta de limpeza e entupimento das valas que, em tempo de chuva, abastecem a lagoa. Vários moradores ouvidos pelo jornal criticam a inércia dos organismos públicos ligados ao Ambiente e manifestam-se dispostos a avançar para a limpeza da lagoa, "mesmo sabendo que é contra a lei". Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Duarte Silva, disse que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) "nunca fez nem deixou fazer" uma intervenção para salvaguardar as lagoas. Segundo Duarte Silva, a falta de intervenção na limpeza das lagoas do concelho, actualmente sobre alçada da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC), é "incompreensível". A agência Lusa pediu à ARHC um comentário à situação na Lagoa da Salgueira mas aquele organismo remeteu uma resposta para os próximos dias.

