Páginas

domingo, novembro 23, 2008

Obama promete envolvimento enérgico na luta contra alterações climáticas

Barack Obama promete “empenhar-se energicamente” nas discussões sobre as alterações climáticas e sublinha que negar a existência do problema não permitirá encontrar medidas de combate adequadas ao aquecimento global.

Numa mensagem enviada aos delegados da conferência anual sobre o clima, que se realiza no início de Dezembro na Polónia, sob a égide das Nações Unidas, o Presidente eleito dos EUA prometeu rever a política americana nesta matéria.

“Ainda que não seja Presidente aquando do vosso encontro (...) pedi aos membros do Congresso que vão estar presentes na conferência enquanto observadores que me reportarem o que aí foi dito”. “E assim que assumir funções, podem estar seguros que os EUA vão empenhar-se energicamente nas negociações e ajudarão a guiar o mundo para uma nova era de cooperação mundial sobre as alterações climáticas”, acrescenta.

Apesar da atenção internacional estar concentrada na crise, Obama diz que “este é o momento de enfrentar o desafio [do aquecimento global] de uma vez por todas. Esperar deixou de ser uma opção. Negá-lo deixou de ser uma resposta aceitável.

Também hoje, numa mensagem de vídeo enviada à cimeira de governadores americanos, que estão reunidos em Los Angeles para discutir as consequências das alterações climáticas, o Presidente eleito reiterou os planos para impor um sistema que limite as emissões de dióxido de carbono à indústria.

“Vamos estabelecer objectivos anuais apertados que nos permitam reduzir as emissões para níveis de 1990 até 2020 e reduzi-las em mais 80 por cento até 2050”, afirmou Obama, garantindo que a sua presidência “vai marcar um novo capítulo na liderança americana das políticas climáticas, o que contribuirá para reforçar a segurança e criar milhões de novos empregos”.

Sem comentários: