
Itália dá mais um passo em direcção ao nuclear com acordo feito hoje com França
24.02.2009 - 14h34 PÚBLICO, Agências
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, assinaram hoje em Roma um acordo de cooperação nuclear. Este é o primeiro passo concreto do regresso da Itália à energia atómica e que abre as portas do seu mercado às empresas francesas.“Quando os processos legislativos e técnicos para o retorno do nuclear em Itália terminarem, a Enel e a EDF [companhias de electricidade italiana e francesa] juntam-se para desenvolver, construir e porem a trabalhar, pelo menos quatro unidades tendo como referencia a tecnologia EPR”, indicou um comunicado da Enel, citado pela AFP. Segundo o comunicado, a Itália quer ter o primeiro reactor a trabalhar até 2020. Os quatro reactores EPR são de terceira geração.Com o regresso ao poder de Silvio Berlusconi em Maio de 2008, a Itália decidiu regressar à energia nuclear 21 anos depois de ter renunciado a esse programa num referendo. O objectivo é atenuar a sua dependência relativamente ao gás e ao petróleo, o país pretende produzir a prazo 25 por cento da sua electricidade a partir do nuclear.
Sem comentários:
Enviar um comentário