Páginas

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Quatro reactores de terceira geração para produzir um quarto da electricidade do país


Itália dá mais um passo em direcção ao nuclear com acordo feito hoje com França
24.02.2009 - 14h34 PÚBLICO, Agências

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, assinaram hoje em Roma um acordo de cooperação nuclear. Este é o primeiro passo concreto do regresso da Itália à energia atómica e que abre as portas do seu mercado às empresas francesas.“Quando os processos legislativos e técnicos para o retorno do nuclear em Itália terminarem, a Enel e a EDF [companhias de electricidade italiana e francesa] juntam-se para desenvolver, construir e porem a trabalhar, pelo menos quatro unidades tendo como referencia a tecnologia EPR”, indicou um comunicado da Enel, citado pela AFP. Segundo o comunicado, a Itália quer ter o primeiro reactor a trabalhar até 2020. Os quatro reactores EPR são de terceira geração.Com o regresso ao poder de Silvio Berlusconi em Maio de 2008, a Itália decidiu regressar à energia nuclear 21 anos depois de ter renunciado a esse programa num referendo. O objectivo é atenuar a sua dependência relativamente ao gás e ao petróleo, o país pretende produzir a prazo 25 por cento da sua electricidade a partir do nuclear.

Sem comentários: