Páginas

quinta-feira, maio 29, 2008

Alemanha vai ajudar a biodiversidade com 500 milhões de euros até 2012

28.05.2008 - 12h05 AFP
A Alemanha vai contribuir, até 2012, com 500 milhões de euros para a protecção das florestas e de outros ecossistemas ameaçados, anunciou hoje a chanceler Angela Merkel, no âmbito da COP9 da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, a decorrer em Bona com a participação de cerca de seis mil delegados de 191 países.Merkel, que fez da protecção do clima uma das suas prioridades, anunciou as contribuições alemãs “para as zonas onde as florestas e outros ecossistemas estejam ameaçados”.Actualmente, a Alemanha já contribui com 210 milhões de euros anuais para a protecção das florestas internacionais. De 2009 a 2012, esse valor deverá ser aumentado em 500 milhões de euros. A partir de 2013, o contributo será aumentado mais 500 milhões de euros por ano. Este fundo é alimentado pelos leilões de certificados de emissão de dióxido de carbono (CO2).Mas Merkel salientou que “a Alemanha não pode suportar este peso sozinha” e que “qualquer contribuição” de outros países será bem-vinda.Lembrando a “perda dramática das espécies”, a chanceler considerou que esta conferência “tem a obrigação de fazer esforços para tomar medidas de protecção da biodiversidade”. “É a nossa própria sobrevivência que está em jogo”, declarou.O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, saudou a Alemanha. “Se as 191 partes da Convenção tiverem o mesmo espírito de Merkel, poderíamos mostrar que estamos a falar a sério quando defendemos a redução da perda da biodiversidade”, considerou.Esta conferência é “crítica se quisermos atingir os nossos objectivos em 2010”, lembrou. “É chegado o momento de redobrar os esforços”.A Greenpeace também saudou o anúncio da Alemanha. “A chanceler Merkel deu um sinal muito forte e importante”, comentou Martin Kaiser, líder da delegação da Greenpeace na conferência de Bona.“Agora o que é importante é que outros países industrializados unam esforços para atingir os 30 mil milhões de euros por ano necessários para a protecção das florestas virgens e do clima”, acrescentou.Esta conferência em Bona, que começou a 19 de Maio, é a nona entre os 191 países membros da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, adoptada em 1992 na Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro.Hoje entrou na fase política decisiva com a chegada dos ministros do Ambiente ou dos seus representantes. Nos próximos três dias vão debater as formas de proteger a biodiversidade.

Sem comentários: