Páginas

segunda-feira, maio 26, 2008

Jangadas ecológicas descem o rio Douro em Junho


21.04.2008 - 15h59 Lusa
Jangadas artesanais tripuladas por dezenas de jovens vão descer o troço final do rio Douro, a 28 e 29 de Junho, numa iniciativa dos Ecoclubes de Portugal que pretende alertar a população para a preservação do Ambiente."Queremos sensibilizar as pessoas para as questões ligadas à preservação ambiental, muito especialmente para a importância da reutilização de materiais", afirmou hoje Elisabete Silva, da organização desta iniciativa. Por essa razão, as jangadas envolvidas nesta II Manifestação Ambiental no rio Douro devem ser, preferencialmente, construídas com material reutilizável. Na edição de 2007, a Manifestação Ambiental contou com uma dezena de meia de jangadas, envolvendo cerca de 60 jovens, mas os promotores da iniciativa esperam "ter mais jangadas e mais jovens" este ano. "Pode participar quem quiser, os único requisitos é que as jangadas não sejam motorizadas e que as velas tenham uma frase alusiva à qualidade ambiental", frisou Elisabete Silva, acrescentando que as inscrições podem ser feitas até meados de Junho. O programa prevê que os participantes se concentrem na manhã de 28 de Junho no Araínho de Zebreiros, levando lanche e almoço, sendo o jantar fornecido pela organização no Araínho de Avintes, local previsto para passarem a noite. No segundo dia, os participantes cumprirão o trajecto final, entre o Araínho de Avintes e a Ribeira do Porto. A iniciativa pertence aos Ecoclubes de Portugal, actualmente cerca de uma dezena, maioritariamente localizados na região norte do país. "Os ecoclubes são grupos de jovens que organizam acções que visa promover a melhoria da qualidade de vida das populações, nas áreas da saúde e do ambiente", salientou Elisabete Silva. Os ecoclubes nasceram na Argentina em 1992, a partir de grupos de alunos de escolas que promoviam campanhas de reciclagem junto das suas comunidades, tendo o movimento alastrado a toda a América Latina, América Central e, posteriormente, à Europa. Actualmente existem cerca de 450 ecoclubes, em 20 países, envolvendo mais de 10 mil jovens. Os ecoclubes são constituídos por crianças e jovens, entre os 10 e os 25 anos, que elegem os seus líderes e são responsáveis pelos projectos que se propõem desenvolver. Todos os ecoclubes contam ainda com a participação de um facilitador, que é um adulto, cuja função é apoiar os jovens nas suas actividades. Em Portugal, a Associação dos Amigos do Mindelo é a entidade promotora dos Ecoclubes.

Sem comentários: