Lviv, Ucrânia, 17 Jul (Lusa) - Uma nuvem tóxica que escapou de um comboio acidentado no ocidente da Ucrânia ameaçava hoje milhares de habitantes, convidados a usar máscaras de gás e a evitar sair de casa, enquanto na vizinha Roménia se impunha o estado de alerta.
Seis vagões-cisternas de um comboio acidentado segunda-feira, que transportavam fósforo amarelo, incendiaram-se deixando escapar " uma quantidade importante de fumo e de gás tóxicos ", anunciou um responsável da administração regional, Taras Batenko, durante uma conferência de imprensa em Lviv.
No total, 21 pessoas intoxicadas, entre as quais sete bombeiros e dois polícias foram hospitalizadas na noite de segunda-feira para hoje, segundo a administração regional.
Um dos feridos está em estado grave.
A nuvem branca formada por esta substância muito tóxica cobriu um território de 86 Km2 desde o local do acidente, perto da aldeia de 'Ojydiv (a cerca de 500 quilómetros a ocidente de Kiev) antes de dispersar, precisou um porta-voz do Ministério da Saúde, Oleg Chtangret.
O vice-primeiro ministro Alexandre Kouzmouk, que se deslocou ao local do acidente chegou a compará-lo com a catástrofe nuclear de Tchernobyl em 1986, falando de "uma verdadeira ameaça para a população ".
Cerca de 11.000 ucranianos habitam na zona sinistrada, segundo Batenko, e cerca de 900 foram deslocados para outras zonas a seu pedido.
Os médicos esperam que nos próximos dias surjam novas vítimas que tenham absorvido fósforo juntamente com os alimentos.
O incidente semeou o pânico na região.
Vários estabelecimentos oficiais estiveram fechados hoje.
Em Lviv, cidade de 800.000 habitantes situada a 70 quilómetros do drama, os habitantes evitaram hoje sair com os filhos para a rua com medo de intoxicações.
Os países vizinhos da Ucrânia manifestaram também inquietação. A Roménia, a Hungria e a Polónia comprometeram-se a trocar informações sobre o acidente, temendo ser atingidas pela nuvem tóxica.
O comboio acidentado, procedente do Cazaquistão, dirigia-se para a Polónia, que tem fronteira com a região de Lviv.
As autoridades de protecção civil da Roménia estão em estado de alerta embora confiantes de que nas próximas 36 horas não haja perigo de a nuvem tóxica chegar ao país.
O fósforo amarelo é uma substância muito perigosa para a saúde humana: na proporção de 1,3 miligramas por quilograma do corpo produz graves lesões hepáticas, renais, cardiovasculares e respiratórias, asseguraram hoje toxicólogos romenos.
TM.
Lusa/Fim
Seis vagões-cisternas de um comboio acidentado segunda-feira, que transportavam fósforo amarelo, incendiaram-se deixando escapar " uma quantidade importante de fumo e de gás tóxicos ", anunciou um responsável da administração regional, Taras Batenko, durante uma conferência de imprensa em Lviv.
No total, 21 pessoas intoxicadas, entre as quais sete bombeiros e dois polícias foram hospitalizadas na noite de segunda-feira para hoje, segundo a administração regional.
Um dos feridos está em estado grave.
A nuvem branca formada por esta substância muito tóxica cobriu um território de 86 Km2 desde o local do acidente, perto da aldeia de 'Ojydiv (a cerca de 500 quilómetros a ocidente de Kiev) antes de dispersar, precisou um porta-voz do Ministério da Saúde, Oleg Chtangret.
O vice-primeiro ministro Alexandre Kouzmouk, que se deslocou ao local do acidente chegou a compará-lo com a catástrofe nuclear de Tchernobyl em 1986, falando de "uma verdadeira ameaça para a população ".
Cerca de 11.000 ucranianos habitam na zona sinistrada, segundo Batenko, e cerca de 900 foram deslocados para outras zonas a seu pedido.
Os médicos esperam que nos próximos dias surjam novas vítimas que tenham absorvido fósforo juntamente com os alimentos.
O incidente semeou o pânico na região.
Vários estabelecimentos oficiais estiveram fechados hoje.
Em Lviv, cidade de 800.000 habitantes situada a 70 quilómetros do drama, os habitantes evitaram hoje sair com os filhos para a rua com medo de intoxicações.
Os países vizinhos da Ucrânia manifestaram também inquietação. A Roménia, a Hungria e a Polónia comprometeram-se a trocar informações sobre o acidente, temendo ser atingidas pela nuvem tóxica.
O comboio acidentado, procedente do Cazaquistão, dirigia-se para a Polónia, que tem fronteira com a região de Lviv.
As autoridades de protecção civil da Roménia estão em estado de alerta embora confiantes de que nas próximas 36 horas não haja perigo de a nuvem tóxica chegar ao país.
O fósforo amarelo é uma substância muito perigosa para a saúde humana: na proporção de 1,3 miligramas por quilograma do corpo produz graves lesões hepáticas, renais, cardiovasculares e respiratórias, asseguraram hoje toxicólogos romenos.
TM.
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário