
24.09.2007
Reuters
Os líderes mundiais deveriam reunir-se trimestralmente, a partir de 2008, até que seja definido um plano para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), propôs hoje o antigo vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore.
Al Gore, que fez das alterações climáticas a sua imagem de marca desde que saiu da Casa Branca, disse na conferência da ONU que os Presidentes e primeiros-ministros deveriam ir a Bali este ano para negociar um futuro protocolo para o clima. Normalmente, são os ministros do Ambiente ou negociadores que participam nessas reuniões mas Al Gore diz que os líderes mundiais devem passar a ir.“Gostaria de propor... que os chefes de Estado de todo o mundo convoquem uma sessão de emergência para o início do próximo ano a fim de rever os resultados de Bali”, acrescentou.Estes líderes devem “continuar a reunir todos os três meses até que se chegue a um tratado”, documento que o G8 pediu até 2009. No entanto, o processo não será pacífico.Os Estados Unidos, que se recusaram ratificar o Protocolo de Quioto (1997), têm resistido a metas de redução obrigatórias, enquanto a Europa insiste em limites vinculativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário