Páginas

segunda-feira, novembro 12, 2007

Autoridades evacuam 50 navios - Desastre ambiental no Mar Negro



A violência de uma tempestade partiu ao meio um petroleiro. Do combustível que transportava pelo menos duas mil toneladas já foram derramadas. Num outro acidente morreram dois homens.
Pedro Chaveca
12:39 Domingo, 11 de Nov de 2007






Link permanente:
x
Por enquanto foram derramadas duas mil toneladas de óleo combustível
O petroleiro "Volga-Neft" dirigia-se da cidade de Azvov para o porto de Kerch e acabou por se partir ao meio junto ao porto de Kavkaz, no estreito de liga o Mar de Azvov ao Mar Negro, quando a inclemência de uma tempestade partiu o navio ao meio.
Este incidente fez com que o "Volga-Neft" se afundasse e começasse a libertar parte do óleo combustível que continha nos tanques, o que rondará as duas mil toneladas.
Segundo fonte ligada à agência ambiental russa "Rosprirodnadzor", este acidente vai ter consequências dramáticas. "Este problema ainda vai levar alguns anos até ser resolvido. O óleo combustível é uma substância pesada e está agora a afundar-se em direcção ao leito do mar", assegurou.
As condições climatéricas agrestes têm impedido os esforços para socorrer os 13 tripulantes, que continuam a bordo do "Volga-Neft". Segundo autoridades portuárias de Kavkaz encontram-se abrigados na popa do navio.
Dois mortos e um desaparecido
As tentativas para impedir um maior derramamento do combustível também estão a ser dificultadas pela meteorologia. No terreno já está a ser realizada uma investigação para apurar as causas do acidente, contudo, ainda não é certo se aconteceu em águas ucranianas ou russas.
Neste momento para além do naufrágio do "Volga-Neft" que ocorreu à 01h45 (hora de Lisboa) há mais navios no Mar Negro a lutarem contra a violenta tempestade e um cargueiro que transportava metal já se afundou perto do porto ucraniano de Sebastopol. O acidente provocou a morte de dois tripulantes e um desaparecimento de outro. Os restantes membros da tripulação foram salvos.
Às 09h00 da manhã foi a vez de um outro petroleiro, o "Valganeft-123" passar por uma situação complicada. O navio está em risco de se afundar e o casco apresenta algumas fissuras, mas segundo o capitão do porto de Novorrossiski "não há fuga de combustível".
O fantasma do "Prestige"
Antes, já um cargueiro de enxofre já se tinha afundado, com a tripulação de nove homens a ser salva sem qualquer problema. "No Mar de Azov afundou-se um navio de carga. Os membros da tripulação conseguiram passar para uma baleeira. A vida deles não corre qualquer tipo de perigo", assegurou um porta-voz do ministério russo para Situações de Emergência, que salientou não haver perigo de derrame.
Ainda não existem previsões para a melhoria do tempo, o que já fez como que as autoridades marítimas ordenassem a evacuação de 50 navios do porto de Kavkaz para locais mais seguros.
Este desastre traz à memória dos europeus o derrame do petroleiro "Prestige", que há cinco anos poluiu com cerca de 64 mil toneladas de combustível as costas de Portugal, Espanha e França, sendo o país vizinho o mais fustigado por esta tragédia ambiental.
LoadActualFontSize();MagnifyText(0);

Sem comentários: