Páginas

quarta-feira, novembro 07, 2007

Óleos alimentares convertidos em biodiesel

O município de Penacova vai implantar um novo sistema de reciclagem para óleos alimentares usados. O programa Penacova EcoOleo é feito em parceria com a empresa Bio Oeste e pretende distribuir contentores por restaurantes e pontos municipais, onde serão depositados os óleos, que depois serão reaproveitados para a produção de biodiesel.Segundo Pedro Carpinteiro, vereador da Câmara de Penacova, a reciclagem de óleos alimentares é uma área que "sempre preocupou o município, uma vez que os resíduos não tinham um destino final definido". Com esta medida, a Autarquia pretende evitar que este tipo de óleos "seja despejado no saneamento ou depositado noutro local qualquer, prejudicando a natureza".O vereador ressalva a importância de se ter um papel dinamizador e de sensibilização (há um programa nas escolas e para o público em geral) e explica a parceria com a Bio Oeste "a Autarquia não tem o 'know-how' para este tipo de iniciativas, mas encontrou parceiros para as poder desenvolver".O protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Penacova e a Bio Oeste foi assinado ontem, e já foram distribuídos alguns contentores a proprietários de restaurantes presentes no evento. Os restantes serão distribuídos pelos estabelecimentos aderentes e pelos pontos municipais, como os armazéns da Espinheira e do Silveirinho, as piscinas municipais ou as juntas de freguesia. Um dos sócios da Bio Oeste, Nuno Soares, explicou que cada contentor vale pontos, e que os donos dos restaurantes podem trocar esses pontos por material necessário, dando o exemplo de termómetros ou kits de saturação.Pedro Carpinteiro salientou ainda que as preocupações do município relativamente à reciclagem não se centram só nos óleos alimentares usados. "A vida útil dos aterros está quase extinta e não se pode desprezar este ponto", alerta o vereador. Outra iniciativa da Autarquia nesta matéria está ao nível das pilhas, tendo o município arranjado pilhões, em conjunto com a Empresa de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro (ERSUC). Para o futuro, Pedro Carpinteiro espera alargar a iniciativa a todo o concelho. João Pedro Campos

Sem comentários: