Páginas

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Al Gore trouxe «verdades inconvenientes» e brilhou como comunicador


Al Gore partilhou hoje, em Lisboa, as suas «verdades inconvenientes» com uma plateia de políticos, empresários, administradores, investigadores, ambientalistas ou simples VIP que se juntaram para ouvir o apelo do ex-vice-presidente norte-americano à mobilização pelo planeta
Na conferência, a que só um convite dava acesso, Al Gore revisitou ao vivo e a cores as principais mensagens do filme Uma verdade inconveniente, com que lançou uma mediática cruzada em prol de uma acção imediata contra o aquecimento global.

Entre os políticos e ex-responsáveis políticos que preenchiam muitos dos lugares da área VIP no Museu da Electricidade encontravam-se nomes como o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, o presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, e o ex-autarca Pedro Santana Lopes, o dirigente do Bloco de Esquerda Francisco Louçã, o ministro da Administração Interna, António Costa, a ex-ministra da Saúde Maria de Belém, o ex-deputado social-democrata e actual assessor do presidente da República para a área do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, o deputado e ex-secretário de Estado do Ambiente José Eduardo Martins ou o ex-ministro social-democrata José Luís Arnaut.

A opinião dos convidados foi unânime: Al Gore demonstrou ser um grande comunicador e soube passar a mensagem que o filme já transmitia. «Ao vivo tem uma força que jamais uma mensagem pode ter», comentou o ministro do Ambiente, em declarações à Agência Lusa.

Sublinhando o «apelo muito veemente» de Al Gore no combate às alterações climáticas, Nunes Correia salientou que a mensagem mais importante é perceber que «este é um desafio a toda a civilização porque não afecta um ou outro país. Afecta todos».

O presidente da câmara de Lisboa classificou a apresentação como «muito profissional» e disse ter sido «a melhor» a que já assistiu. «Mostrou uma grande capacidade de comunicação, grande actualidade e grande objectividade. Fez um apelo muito forte no sentido em que é tempo de agir para combater esta crise que afecta todo o planeta», declarou Carmona Rodrigues.

Sobre o convite feito a Al Gore, o autarca considerou que era «importante trazer a Lisboa quem está a liderar o processo da maior campanha de sensibilização ambiental actualmente em curso" e que "tem uma voz reconhecida internacionalmente».

Carmona Rodrigues esteve, antes da conferência, num encontro informal com Al Gore, que reuniu personalidades de várias áreas, numa «troca de impressões» que descreveu como «muito interessante».

Sem comentários: