Páginas

domingo, fevereiro 04, 2007

Suécia fecha quatro reactores nucleares


Razões de segurança levaram as autoridades suecas a suspender nos últimos dias o funcionamento de quatro dos dez reactores nucleares. Problemas idênticos já tinham ocorrido em Julho passado, quando cinco reactores foram parados devido a uma situação de emergência.Ao longo da semana que findou, sucederam-se os problemas com reactores nucleares na Suécia, que deles depende para a produção de metade da energia eléctrica consumida. Primeiro foram dois dos reactores da central Ringhals e, ontem, repetiram-se as deficiências de funcionamento em dois reactores de Forsmark. Uma vedação de borracha na parede exterior de um dos reactores perdeu a elasticidade, o que determinou a medida preventiva de encerramento. A vedação de borracha não tem qualquer função de segurança durante a operação corrente, só se exigindo o seu funcionamento para manter a pressão adequada se houver falha nas tubagens dentro do cofre do reactor. Nos casos de Ringhals (de propriedade estatal) foi verificada uma deficiência no sistema de arrefecimento, bem como na leitura de dados dos equipamentos.A inspecção da Energia Nuclear da Suécia já garantiu que os reactores só voltarão a funcionar com todas as garantias de segurança. A mesma autoridade apresentou há dias uma queixa quanto à forma como a central de Forsmark (privada) lidou com a emergência de Julho passado. Esta unidade fica situada a 100 quilómetros de Estocolmo e produz um sexto da energia sueca. Quando da crise no Verão, os preços da energia sofreram um agravamento súbito.

Sem comentários: