Os biocombustíveis contribuem para a emissão de gases com efeito de estufa, nomeadamente ao encorajarem a desflorestação, alerta um estudo científico publicado hoje na revista norte-americana Science. Este chama ainda a atenção para o facto de este aspecto não ser referenciado no Protocolo de Quioto ou em outros documentos legislativos sobre o clima.
Hoje em dia, nenhuma grande potência contabiliza as emissões de carbono provenientes do uso de culturas associadas à produção de biocombustíveis, destinados a reduzir as emissões derivadas das energias fósseis.
O modelo informático utilizado pelos investigadores integra um conjunto de variáveis que mostram que "os diferentes modos de utilização de terras no âmbito dos programas intensivos para produzir biocombustíveis podem desencadear importantes emissões de CO2", explicou o principal autor do estudo, Jerry Melillo, do Laboratório Biológico e Marinho, um organismo de investigação privado sem fins lucrativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário