Observatório Microbiano das Furnas vai ser inaugurado em 2010 com o intuito de promover a investigação dos microorganismos vivos existentes nesta localidade de S. Miguel (Açores), que possuem um grande potencial de aplicação em várias áreas, entre as quais a medicina. Será contemplado com uma vertente de investigação e outra de divulgação científica, que incluirá um museu onde será exposto o material recolhido nas Caldeiras.
A instalação deste centro de investigação foi anunciada pelo secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, durante uma visita aos tapetes de microorganismos existentes nas Caldeiras das Furnas.
José Contente salientou que a criação deste observatório se insere na estratégia traçada pelo executivo regional para “promover o conhecimento científico no meio ambiente, de modo a potenciá-lo em emprego qualificado e em mais-valias para as empresas e para a região”.
Nesse sentido, revelou a intenção do governo regional de garantir a preservação do potencial microorgânico das Furnas, através de legislação adequada, mas também com apoios para a investigação científica.
Este observatório será o sexto centro de ciência a integrar uma rede que já conta com cinco observatórios nas mais diversas áreas em várias ilhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário