Páginas

quarta-feira, outubro 14, 2009

Biodiversidade em água doce é a mais ameaçada do mundo


Tartaruga Birmanesa é uma das espécies mais ameaçadas


O alerta para a extinção das espécies de água doce, que atingiu "níveis alarmantes", foi dado por especialistas internacionais que estão reunidos na Cidade do Cabo, na África do Sul, à margem da conferência do programa Diversitas sobre biodiversidade.

Segundo os cientistas, os animais destes ecossistemas, como peixes, tartarugas, crocodilos ou sapos, são os mais ameaçados do mundo, visto que a sua extinção é quatro a seis vezes superior à das espécies terrestres ou marinhas.

"Há evidências científicas claras e crescentes de que estamos à beira de uma enorme crise de biodiversidade em água doce, tanto em escala local como global", sublinhou Klement Tockner, do Instituto Leibniz de Berlim. Segundo o especialista, as implicações deste perigo para a humanidade são “imensas”, pois a perda de biodiversidade afecta a purificação das águas, a regulamentação de doenças, a agricultura e a pesca de subsistência.
" As taxas de extinção de espécies são pelo menos cem vezes maiores do que eram antes do aparecimento do ser humano, e tendem a aumentar", acrescentou Georgina Mace, do Imperial College London e vice-directora do programa internacional Diversitas.
As principais causas apontadas para a extinção da biodiversidade são a poluição, a construção de barragens e sistemas de irrigação, o desenvolvimento urbano e o aquecimento global.

De acordo com os cientistas, as metas de redução da perda de biodiversidade para 2010, estabelecidas na Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica em 2003, não vão ser atingidas. Georgina Mace referiu que consequentemente não serão alcançados os objectivos ambientais até 2015, de acordo com as Metas de Desenvolvimento do Milénio da ONU.


Sem comentários: