No ano de 2008 a reciclagem de resíduos de embalagens de papel/cartão, plástico, vidro, madeira e metal registou um aumento de sete por cento relativamente ao ano anterior, segundo o mais recente relatório elaborado pela Interfileiras, associação nacional para a recuperação, gestão e valorização de resíduos de embalagens.
Em 2007 verificou-se a recolha de 940 mil toneladas de materiais recicláveis, enquanto no ano seguinte o valor foi de mais de um milhão de toneladas.
Os Sistemas Multimunicipais e Autarquias (SMAUTs) foram responsáveis por 33 por cento dessa recolha no ano de 2008, tendo havido um aumento de dois por cento face a 2007. A colheita dos restantes materiais esteve a cargo de operadores de recolha privados contratados pelos sectores de indústria, comércio e serviços.
Apesar de ser o material menos reciclado, o sector do plástico foi aquele em que se registou um maior aumento (39%), passando de 53 mil para 74 mil toneladas. A fileira do papel/cartão continua a ser aquela em que os portugueses mais reciclam, com 563 mil toneladas em 2008, o que corresponde a um acréscimo de um por cento face a 2007.
No que respeita aos outros sectores, o do vidro registou um aumento de 20 por cento, com a reciclagem de 223 mil toneladas. Este é o material em que as SMAUT’s desempenham um papel mais relevante, sendo responsáveis por 76 por cento da recolha no ano de 2008.
Já a madeira e o metal são os sectores onde se reaproveita menos. Ainda assim tiveram um aumento de quatro e um por cento, respectivamente, face a 2007. Em 2008, na fileira da madeira verificou-se a recolha de 77 mil toneladas, e na do metal, 71 mil toneladas.
Relativamente à taxa de reciclagem, isto é o valor que relaciona as quantidades colocadas no mercado e aquelas que são encaminhadas para centros de reciclagem, o papel é o líder, com a revalorização de 78 por cento dos materiais. Seguem-se o metal, com 65 por cento e o vidro com 52 por cento. No fundo da tabela estão a madeira, com 11 por cento e o plástico com 19 por cento. No panorama geral, em 2008, a taxa de reciclagem nacional atingiu os 43 por cento.
Relativamente a 2009, o relatório da Interfileiras adiantou dados provisórios para o primeiro semestre. Segundo os quadros apresentados houve a reciclagem de 418 mil toneladas de todos os materiais, 285 das quais correspondem apenas a embalagens. Neste contexto, a fileira do papel/cartão também é líder, com o reaproveitamento de 227 mil toneladas, seguindo-se o vidro com 85 mil toneladas. No fundo da tabela encontra-se o metal, com oito mil toneladas.
Sem comentários:
Enviar um comentário