26 de Outubro de 2007, 00:20
Montereal, Canadá, 26 Out (Lusa) - A província petrolífera canadiana de Alberta, que detém a segunda reserva mundial de petróleo, anunciou quinta-feira uma subida dos direitos de exploração do gás e petróleo, o que deverá trazer 1,4 mil milhões de dólares suplementares em 2010.
O primeiro-ministro da província, o conservador Ed Stelmach, revelou um novo plano de taxas sobre os hidrocarbonetos, que deverá entrar em vigor a 01 de Janeiro de 2009.
"Com este novo sistema, os habitantes de Alberta terão a sua justa parte, ou seja, aproximadamente 1,4 mil milhões de dólares", declarou Ed Stelmach em conferência de imprensa.
Precisou que o novo cálculo de exploração representaria um aumento de cerca de 20 por cento, face às previsões de acordo com o sistema actual.
Com este novo regime, as sociedades que trabalham nas areias betuminosas, cujas reservas limitam 174 mil milhões de barris, deverão entregar entre 1 e 9 por cento à província antes que o projecto seja rentável, passando para entre 25 e 40 por cento quando o limiar de rentabilidade for atingido.
A variação destas percentagens é em função do curso do barril de petróleo.
Quando o petróleo negoceia abaixo dos 55 dólares, as empresas pagarão uma taxa mínima e quando atingir os 120 dólares ou mais as empresas deverão reverter o máximo para a província de Alberta.
Os rendimentos suplementares de 1,4 mil milhões são inferiores aos quase 2 mil milhões de dólares propostos pela comissão encarregue de estudar a política provincial de exploração.
TSM.
Lusa/fim
Sem comentários:
Enviar um comentário