
O director-geral da Água espanhol, Jaime Palop, alertou, ontem, que poderá não haver água suficiente para todo o país em 2007, frisando que mesmo as chuvas intensas podem não bastar para colmatar a seca que se vive há três anos. Situação diferente enfrenta Portugal, já que o abastecimento está "controlado e seguro" e não será prejudicado pela escassez em Espanha.O presidente do Instituto da Água (INAG), Orlando Borges, é optimista "Temos a situação controlada e segura. O que temos armazenado dá para as nossas necessidades".Em declarações à agência Lusa, Orlando Borges afastava a possibilidade da seca em Espanha vir a ter reflexos no abastecimento de água em Portugal.De acordo com o responsável governamental espanhol, só com a ocorrência de "chuvas absolutamente excepcionais" é que se poderá responder às necessidades básicas de todo o país. Ainda assim, Jaime Palop manifestou-se confiante de que as chuvas esperadas sejam suficientes para reduzir a situação dramática de seca que se viveu nos últimos anos. No centro das atenções do Governo espanhol mantêm-se as zonas do País Basco, a cabeceira do Tejo e as bacias do Júcar e Segura.Entre as situações mais preocupantes encontra-se a zona de Málaga, onde poderá haver problemas de abastecimento, bem como várias zonas de regadios agrícolas em vários pontos do país.
Sem comentários:
Enviar um comentário