Páginas

domingo, janeiro 14, 2007

O que é a Energia das ondas e das marés?


Existem várias formas de aproveitar a energia dos oceanos, como por exemplo através da energia das marés ou da energia das ondas.
Os moinhos de maré que existem ainda por exemplo no Seixal, testemunham o aproveitamento pelos nossos antepassados da energia das marés que era transformada em energia mecânica, fazendo mover as mós que moíam os cereais.
Actualmente procura-se transformar a energia das marés e das ondas em energia eléctrica. O potencial é enorme se considerarmos a força das ondas e a imensidão dos oceanos.
Neste momento, o aproveitamento da energia das marés é apenas experimental e raro, devido a problemas técnicos e económicos. Já a energia das ondas parece desenhar-se como uma alternativa mais viável para o nosso país.
As zonas costeiras portuguesas (em especial a costa ocidental do continente e as ilhas dos Açores) têm condições naturais muito favoráveis para o aproveitamento da energia das ondas.
Depois de uma primeira experiência de instalação de uma central deste tipo na ilha do Pico, prevê-se a instalação em Portugal, ao largo da Povoa do Varzim do primeiro parque de energia de ondas do Mundo.

Sem comentários: