Páginas

sábado, janeiro 13, 2007

Como organizar a reciclagem em casa



Cada família sabe melhor do que ninguém como prefere orientar o espaço e a arrumação em sua casa.
Mas não se pense que a única maneira de separar as embalagens usadas e de participar na reciclagem é ter três, ou mesmo quatro, caixotes do lixo diferentes.
Pode-se, por exemplo, utilizar um caixote para os resíduos orgânicos e outro para tudo o que é embalagem, separando depois os resíduos junto do ecoponto.
Outra alternativa será comprar um caixote com três divisórias, já disponível no mercado, e que torna a tarefa mais simples. Estes caixotes não são assim tão grandes e já se encontram a preços acessíveis.
Por último, é preciso pôr a imaginação a trabalhar, por que não construir um ecoponto de caixas de cartão? É uma actividade que pode divertir e ajudar na tarefa de separar.Separar em quatro passos
Existem alguns passos básicos que se deve seguir de forma a tornar o processo de reciclagem mais eficiente:
Escorrer e despejar todo o conteúdo das embalagens.
Quando possível, espalmá-las para ocuparem menos espaço em casa, facilitar o seu transporte e diminuir o número de deslocações ao ecoponto.
Para evitar maus cheiros pode-se passar por água algumas embalagens.
O saco que se usou para transportar as embalagens usadas também pode ser depositado no ecoponto.

Sem comentários: